Serviços

A Tec Obras executa serviços especializados para construção civil há mais de 15 anos na região metropolitana de Belo Horizonte, com excelência em qualidade e atendimento aos seus clientes.

Atirantamento
Enfilagem
Solo Grampeado
Dreno Sub-horizontal
Estaca raiz

Atirantamento

É uma técnica de contenção que consiste na introdução no solo de cabos de aço ou monobarras para transferir carga de dentro de um maciço para uma cortina de contenção, seja ela de concreto armado, concreto projetado, parede diafragma ou perfil metálicos cravados concomitantemente com a perfuração, do solo com a inclinação do projeto, aplicação, injeção e protensão dos tirantes. Este tipo de contenção pode ser provisório ou definitivo.

Com o mesmo princípio técnico e o emprego dos mesmos equipamentos (perfuratriz, injetoras e bomba de concreto projetado) são executados também:

  • Solo grampeado;
  • Drenos sub-horizontais;
  • Enfilagem.

Enfilagem
As enfilagens são utilizadas para o reforço de maci­ços de solo, acima da abóboda de túneis, de forma a pos­sibilitar sua escavação. São instaladas a partir da frente do túnel para a escavação do trecho seguinte, sendo apli­cadas em solos de baixa resistência.

Solo Grampeado

Solo Grampeado é uma técnica de contenção de taludes feita por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local ao paramento e a drenagem age em ambos os casos.

Essa técnica pode ser aplicada em maciços a serem cortados – cuja geometria resultante não é estável – a taludes existentes que não tenham estabilidade satisfatória e a taludes rompidos.

Dreno Sub-horizontal

Os drenos sub-horizontais são utilizados para drenar aterros e encostas coletando águas infiltradas, ou para reduzir e afastar redes de fluxos. Dessa forma, garantindo a estabilidade e evitando que a saturação existente no local comprometa a estabilidade dos maciços.

Tomamos todos os cuidados necessários para a instalação de drenos sub-horizontais visando à segurança e qualidade dos serviços, tudo é fiscalizado com rigor obedecendo a normas ambientais.

Estaca raiz

O uso da estaca raiz é indicado em casos como reforço de fundações, fundações de obras com vizinhanças sensíveis a vibrações ou poluição sonora, ou em terrenos com presença de matacões, rocha ou até mesmo concreto. Isso se deve ao fato de o processo de perfuração não provocar vibrações, nem qualquer tipo de descompressão do terreno, além da versatilidade dos equipamentos utilizados, que sendo de pequeno porte, podem acessar áreas com dimensões limitadas.

Estaca Raiz é uma estaca argamassada “in loco” e de elevada tensão de trabalho do fuste. Caracteriza-se principalmente por ser uma estaca executada com o emprego de revestimento, que permite atingir grandes comprimentos, em rocha ou em solo.